Translate this Page

Rating: 2.6/5 (679 votos)

ONLINE
3





Partilhe esta Página


10 -É verdade que a humanidade começou com um ...
10 -É verdade que a humanidade começou com um ...

Os primeiros três capítulos do Gênesis contam a origem do mundo e da humanidade. Acontece, porém, que os antigos tinham uma visão de história diferente da nossa. Para nós a história é feita de acontecimentos reais, que podem ser comprovados com documentos, datas etc.

 

O povo da Bíblia tem outro modo de ver e de contar a história. Ele não usa datas, documentos etc, como nós. Prefere criar contos, lendas, recordar mitos, não para mostrar como as coisas aconteceram, e sim para que as pessoas, mediante essas histórias, aprendam uma lição para a vida.

 

A palavra Adão, em hebraico 'adam, não é nome de pessoa. Significa simplesmente "ser humano". Todas as pessoas são "adão". Aliás, 'adam" vem de outra palavra hebraica, 'adamah, que significa "solo fértil". Para o povo daquele tempo, que normalmente vivia em lugares secos e com pouca chuva, a 'adamah" era símbolo da vida, da fecundidade.

 

Além disso, o povo da Bíblia usava o barro para fazer boa parte dos objetos de uso diário (panelas, copos etc.), E sabemos que o barro adquire a forma que a pessoa lhe quer dar. Com isso aprendemos que o ser humano, do jeito que ele é, saiu das mãos de Deus, que o moldou e lhe deu vida.

 

A palavra Eva, em hebraico havvah, também não é nome de pessoa. E palavra ligada a um verbo hebraico (hayah) que significa "viver". O livro do Gênesis associa o nome Eva ao fato de ela ser a mãe de todos os viventes (3,20). Isso deu motivo para que se começasse a ver nela uma pessoa concreta.

 

Com o passar do tempo, "adam e havvah" se tornaram nomes de  pessoas. Daí passou-se a crer que a humanidade inteira começou com um casal chamado Adão e Eva. O Novo Testamento, e muita gente depois dele, também foram nessa direção. Mas o objetivo do Gênesis não é provar que a humanidade surgiu de um casal, e sim mostrar que a humanidade saiu das mãos de Deus.