Translate this Page

Rating: 2.2/5 (463 votos)

ONLINE
2





Partilhe esta Página


11 -Se o homem não tivesse pecado, haveria...
11 -Se o homem não tivesse pecado, haveria...

 Se o homem não tivesse pecado, haveria continuação da espécie?

A pergunta supõe que o pecado de Adão e Eva tenha sido uma relação sexual. Esse modo de ver as coisas não tem nenhum fundamento, pois entre as ordens que Deus deu ao ser humano está justamente esta: "Sejam fecundos, multipliquem-se, encham e submetam a terra; dominem os peixes do mar, as aves do céu e todos os seres vivos que rastejam sobre a terra" (Gênesis 1,28). Se Deus deu essa ordem, como poderiam se multiplicar sem que houvesse a relação sexual? Portanto, o pecado de Adão e Eva (isto é, da humanidade) não está ligado ao sexo.

De onde surgem ideias desse tipo? Talvez do fato de, após terem pecado, Adão e Eva se esconderem: "Ouvi teus passos no jardim: tive medo, porque estou nu, e me escondi" (3,11). Algumas pessoas quiseram ver na nudez de Adão - e na vergonha decorrente dela - uma consequência de um pecado ligado ao sexo. Pura fantasia de pessoas que veem sexo e pecado em tudo e em todos os lugares.

O pecado da humanidade é o pecado da autossuficiência, ou seja, de querer se colocar no lugar de Deus. É justamente isso que a serpente sugere a Eva: "Deus sabe que, no dia em que vocês comerem o fruto, os olhos de vocês vão se abrir, e vocês se tornarão como deuses, conhecedores do bem e do mal" (3,5). Isto sim é algo terrível: querer  ocupar o lugar de Deus e decidir o que é bem e o que é mal, ou seja, ser o juiz último de tudo e de todos. Quando as pessoas se arrogam esse direito, salve-se quem puder! De fato, o ser humano se torna para seu próximo um lobo feroz. A nudez de Adão e Eva parece ser resultado disso. Eles decidiram ser os juízes últimos sobre o que é bom e o que não é. Muitas vezes o que pode parecer bom para mim é extremamente ruim para outra pessoa. E aí começam todos os conflitos.

Foi o que aconteceu com Caim. Para ele era bom eliminar o irmão concorrente. E por isso o matou. Mas o que parecia ser bom para Caim é, na realidade, o primeiro homicídio que a humanidade conhece.

Ainda hoje há pessoas que têm uma visão muito reduzida ou distorcida do sexo e da sexualidade. Há os que acham que tudo é permitido. E há maridos ou esposas que vão se confessar com o padre por terem dormido com a própria esposa ou marido. Essas pessoas sofreram influência de uma catequese ruim e deformadora.