Translate this Page

Rating: 2.1/5 (338 votos)

ONLINE
1





Partilhe esta Página


2. SETE SUGESTÕES PARA A LEITURA E...
2. SETE SUGESTÕES PARA A LEITURA E...

  1. Conhecer a situação das comunidades: O que cada comunidade tem de positivo e de negativo? Qual o ponto em que cada uma deve esforçar-se mais? Quais os perigos que a ameaçam? Comparar com hoje.

 

  1. Enfrentar a situação: Como João pede que elas enfrentem a situação? Quais os recursos de que cada comunidade dispõe para vencer os seus problemas? Como hoje enfrentamos os problemas?

 

  1. Alimentar-se do Antigo Testamento: Quais os trechos e acontecimentos do Antigo Testamento que são citados ou lembrados em cada carta? Quais as forças do passado que João quer acordar assim no povo? Como fazemos hoje para recuperar a memória e fazer acordar no povo a força do seu passado?

 

  1. Aprofundar a fé em Jesus: Quais os títulos que Jesus recebe em cada carta? Qual o sentido e a força de cada título para a vida do povo? Comparar com os títulos que Jesus recebe hoje.

 

  1. Saborear as imagens e comparações? Quais as comparações ou imagens usadas em cada carta? De onde foram tiradas: do Antigo Testamento, da vida, da natureza ou da cultura do povo? Qual o sentido e a força de cada imagem para a vida? Só na "promessa ao vencedor", as sete cartas usam as seguintes imagens: árvore da vida (2,7), paraíso de Deus (2,7), segunda morte (2,11), maná escondido (2,17), pedra branca (2,17), nome novo (2,17;3,12), cetro de ferro (2,27), vaso de barro (2,27), estrela da manhã (2,28), veste branca (3,5), livro da vida (3,5), coluna no templo de Deus (3,12), nova Jerusalém (3, 12), sentar com Jesus no trono do Pai (3,21). Esta amostra dá uma idéia da riqueza contida nas sete cartas.

 

  1. Animar-se com a promessa ao vencedor! Qual a promessa que cada carta oferece ao vencedor? Como esta promessa ajuda a continuar na luta e a agüentar a perseguição? Qual a promessa que hoje anima o povo na caminhada?

 

  1. Imitar o exemplo de João: Informar-se sobre a situação concreta das comunidades de hoje que vocês conhecem. De vez em quando, reúnam a sua comunidade e escrevam uma cartinha para uma comunidade que está precisando de um reforço na caminhada.