Translate this Page

Rating: 2.2/5 (422 votos)

ONLINE
1





Partilhe esta Página


Mural de Recados
Mural de Recados

Ver Comentários  ::  Deixar Comentário


Comentários: 41   Páginas: 9                1 2 3 4 5 6  |  Seguinte >  |  Último >>

#1 Inserido por Comentário:
Nome: Edna
De: Mogi das Cruzes
Email: Contacto
Mto obrigada padre Ray!! Foram dois dias de mto aprendizado e de mta alegria, Deus abençoe cada vez mais tanta sabedoria e saber passar essa sabedoria toda. Que pena que foram apenas dois dias seria maravilhoso ter formação de uma semana com o Sr. Quem sabe a Paroquia São Maximiliano não o chame ano que vem? Mto obrigada pelo carinho e falaremos.pelo whats qdo tiver um tempo livre pra outras palestras. Que São Maximiliano Kolbe abençoe e Nossa Senhora cubra com seu manto sagrado. Paz e Bem!!
Adicionado: September 22, 2017 Responder a esta entrada  Apagar esta entrada  Ver IP
#2 Inserido por Comentário:
Nome: Raquel Floriano
De: São Paulo
Email: Contacto
Estou aprendendo muito com as aulas no curso de Teologia para Leigos, principalmente em entender que os Evangelhos não são biografias e sim anúncios. A bíblia é um livro de fé...

Resposta do Administrador: Olá Raquel, boa noite. Obrigado pela seu recado e por estar gostando da aulas. Realmente os Evangelhos não são biografias de Jesus. No Novo Testamento encontram os quatro evangelhos, que foram escolhidos para formar o Novo Testamento por serem os mais representativos para as comunidades cristãs espalhadas no Império Romano. Desde o início sempre se preferiu falar em “evangelho” no singular, mesmo quando ele queria expressar os livros (4 evangelhos). Era assim designado porque eles traziam o mesmo “alegre anúncio” proclamado por “Jesus Cristo o filho de Deus” e que era divulgado oralmente nas comunidades nascentes. Mais adiante, somente depois de 150 anos depois de Cristo é que foi usado o nome de cada evangelista para indicar os quatro livros: Evangelho segundo Mateus, Evangelho segundo Marcos, Evangelho segundo Lucas e Evangelho segundo João. A mensagem era indivisa, mas chamavam atenção para a forma particular de cada autor, os coloridos que cada um deu ao texto. Salientou-se o conteúdo valorizado por todos os evangelistas, a forma de apresentação o uso da língua etc.., então a partir deste momento começou-se a falar em evangelho no plural.
Os evangelhos são quatro: Mateus, Marcos, Lucas e João. A particularidade dos evangelhos é que falam expressamente de Jesus, dos seus ensinamentos e atividades. Por outro lado, a intenção deles não é escrever uma biografia, no sentido moderno da palavra. Cada um tem, com destinatários específicos, a meta de enfatizar certos aspectos da vida de Cristo, transmitindo sua mensagem.
O que os evangelistas destacam da vida de Jesus:
De modo sucinto podemos destacar:
Mateus enfatiza as profecias, pois querem transmitir aos judeus que Jesus é o Messias prometido.
Marcos, provavelmente o mais antigo, coloca a ênfase nas ações de Jesus e seu público pode ter sido os pagãos da Galileia que queriam conhecer Jesus.
Lucas, escrito para os não-judeus, os gentios, sublinha a misericórdia divina, demonstrada através da salvação trazida por Cristo especialmente para os excluídos.
João é muito mais teológico, tendo sido escrito para os convertidos. Foi o último evangelho (escrito por volta do ano 100 depois de Cristo) e não repete muitas coisas já conhecidas pelos cristãos graças aos outros evangelhos.
Em relação aos autores, Mateus e João conviveram com Cristo, pois eram apóstolos. Marcos era um discípulo de Paulo. Lucas era companheiro de Paulo e escreveu também o Atos dos Apóstolos.
Quantos as diferenças entre eles podemos ainda salientar a época em que foram escritos: Marcos foi o primeiro em 70 d.C; Mateus em 75/80 dC.; Lucas 80 dC; e João 95 d.C. O momento político da época de cada um torna o texto diferente entre um e outro.
Outro aspecto importante que caracteriza as diferenças entre eles são o tipo de comunidades e local no Império Romano.
O Evangelho de Marcos foi escrito na Galileia em particular os pagãos
O Evangelho de Mateus foi escrito em Jerusalém para cristãos vindos do Judaísmo.
O Evangelho de Lucas foi escrito em Antioquia para cristãos de cultura helênica das comunidades paulinas
O Evangelho de João foi escrito em Éfeso para cristão vindo do mundo grego romano.
Em conclusão:
A partir da apresentação dos evangelhos Jesus não é somente o anúncio, mas ele é o primeiro que divulga e apresenta o Evangelho. Jesus se auto apresenta como “o evangelho de Deus”, em outras palavras a “boa nova” que Deus apresenta ao mundo através dele seu filho. A Lei e os Profetas do Antigo Testamento chegaram até o anúncio de João Batista. A partir do Batismo de Jesus por João é anunciado a Boa Nova do Reino de Céus, e todos se esforçam a ele pertencer mesmo com violência. (Lc 16,16).
Adicionado: April 4, 2017 Responder a esta entrada  Apagar esta entrada  Ver IP
#3 Inserido por Comentário:
Nome: Gesiane ou Ir.GEISE
De: Castanhal e moro Santarém- PA
Email: Contacto
Hoje fiz a 6° aula estava ocupada ,e só agora pude terminar a aula.
Somente a palavra de DEUS para nos dar tanto esperança em meio a tanta crise e principalmente a falta de fé.
Obrigada pe. Rai e toda equipe pela oportunidade.
Deus continue abençoando este trabalho. :love: :welcome:
Adicionado: October 17, 2016 Responder a esta entrada  Apagar esta entrada  Ver IP
#4 Inserido por Comentário:
Nome: Ir.Gesiane ou GEISE
De: Castanhal-PARÁ
Email: Contacto
Hoje fiz a 5° aula foi ótima.
A palavra de Deus nos dar argumentos muitos fortes de como devemos caminhar com ele.Em um mundo tão descrente, prática a justiça e amisericírdia são sinais concretos do reino de Deus já aqui.
Adicionado: September 18, 2016 Responder a esta entrada  Apagar esta entrada  Ver IP
#5 Inserido por Comentário:
Nome: Carlos Alberto
De: Jd. Piratininga- Osasco
Email: Contacto
Boa tarde! O Pe. Ray está ministrando um curso bíblico sobre o livro de Miquéias, em minha paroquia, e estamos gostando muito. Um sacerdote muito sábio e eloquente. O curso estar sendo muito produtivo e estamos aprendendo bastante. Ele nos indicou o site do qual gostei muito as explicações e o conteúdo. Parabéns a todos os envolvidos que nos proporciona este conteúdo eloquente do qual nos facilita entender a Sagrada Escritura. Que a virgem Maria lhes cubra com seu manto sagrado.

''Ai de mim, se não evangelizar''
Adicionado: September 16, 2016 Responder a esta entrada  Apagar esta entrada  Ver IP

1 2 3 4 5 6  |  Seguinte >  |  Último >>